Com o verão a aquecer e milhares de portugueses a prepararem-se para viajar de carro, há uma aplicação que já se tornou indispensável: o Waze. Mais do que apenas um GPS, o Waze é uma plataforma centrada na experiência de condução, com informações em tempo real, alertas úteis e truques que podem fazer toda a diferença na estrada especialmente quando está a caminho do merecido descanso. Mas para tirar o máximo proveito da app, há cinco ajustes no Waze que vão poupar tempo, dinheiro e dores de cabeça. Eis o que precisa de saber.
Sabia que o Waze pode indicar a melhor hora para sair de casa? Esta função, muitas vezes ignorada, é ideal para evitar horas de maior tráfego. Basta introduzir o destino, a data e a hora a que quer chegar, e a app estima o tempo de viagem com base no histórico de tráfego para esse percurso.
Além disso, no próprio dia, o Waze ajusta a previsão com base no trânsito real. Assim, pode sair com a tranquilidade de saber que está a evitar engarrafamentos desnecessários.
Como ativar: Pesquisa o destino > “Programar uma viagem” > Define a hora de chegada.
Com os preços dos combustíveis sempre a oscilar, encontrar a bomba mais barata pode representar uma poupança significativa especialmente em viagens longas. O Waze permite consultar os postos de abastecimento mais próximos e comparar preços sem sequer precisares de sair da autoestrada.
Esta funcionalidade é alimentada por dados da comunidade, o que significa que muitos preços são atualizados em tempo real pelos próprios utilizadores.
Dica extra: Ative alertas de postos de combustível no caminho para que o Waze avise quando estiver perto de um com bom preço.
Não há nada pior do que levar com uma multa de radar por distração. O Waze avisa automaticamente quando está a aproximar-se de câmaras de velocidade, zonas de acidente, obras na via ou veículos imobilizados. Mas só se tiver os alertas devidamente configurados.
Estes avisos não só ajudam a evitar multas como também aumentam a sua segurança na estrada.
Como ativar: Menu principal > “Alertas e avisos” > Ativar “Câmaras” e outros avisos relevantes.
Para poupar dinheiro ou simplesmente não lidar com filas em praças de portagem, o Waze dá a possibilidade de planear rotas sem portagens (ou ferries). Esta opção é particularmente útil em férias, quando tem mais tempo e pode preferir estradas panorâmicas e menos stressantes.
Claro que a rota pode demorar um pouco mais, mas em certos casos compensa o esforço.
Como ativar: Menu > “Navegação” > Ativa “Evitar portagens” e/ou “Evitar ferries”.
Durante as férias, é comum irmos várias vezes ao mesmo local: hotel, alojamento local, parque de campismo… Em vez de escrever o endereço manualmente cada vez que quiseres voltar, guarde-o como “Casa” ou “Trabalho” (ou crie um nome personalizado) e terá acesso rápido com apenas um toque.
Como configurar: Vá ao menu “Guardados” > “Adicionar local” > Escolhe um nome (ex: “Casa de férias”) > Introduza a morada.
O Waze é muito mais do que uma app de navegação. Trata-se de um verdadeiro copiloto digital. Ajustar estas cinco definições antes de sair de casa pode fazer toda a diferença nas tuas férias: poupa tempo, evita multas, encontra gasolina mais barata e reduz o stress da viagem.
Antes de arrancar, certifique-se de que tem a app atualizada e, se possível, teste estas configurações num trajeto curto para garantir que tudo está a funcionar como deve ser.
2025-07-04T21:00:27Z