FOI Há 60 ANOS QUE FOI REALIZADO O 1.º VOO DE LISBOA PARA A MADEIRA

O Aeroporto da Madeira foi inaugurado a 7 de julho de 1964 dando ao arquipélago novas ligações ao continente português, já que até então as viagens se faziam de barco.

Esta segunda-feira, 8 de julho, celebram-se 60 anos da rota Lisboa – Funchal – Lisboa. A companhia portuguesa TAP fez a primeira ligação para o Aeroporto de Santa Catarina naquele ano de 1964, utilizando um avião Lockheed L- 1049G Super Constellation (operado pela TAP, de 1955 a 1967), pilotado pelo Comandante Pereira, que inauguraria a pista madeirense (na altura com 1.600 metro de comprimento), ao aterrar pelas 11h24.

O Aeroporto da Madeira (agora, Cristiano Ronaldo) foi inaugurado a 7 de julho de 1964 dando ao arquipélago novas ligações ao continente português, já que até então as viagens se faziam de barco. A primeira aterragem de um avião na ilha da Madeira ocorreu em 1957, numa pista experimental em Santa Catarina.

O aeroporto, recorde-se, foi construído na zona de Santa Catarina, em Santa Cruz, após estudos técnicos sobre a sua localização.

Assim, e para celebrar as seis décadas da linha, no Aeroporto de Lisboa houve uma celebração na porta de embarque do voo TP1687 que partiu às 9h55, desta segunda-feira. Para o efeito, aquela área tem uma decoração alusiva, bolo e bebidas, tendo sido os passageiros desse voo presenteados com um conjunto de brindes alusivos à região e à TAP. Um saco, com logos da TAP e da Madeira, onde estará uma garrafa de Vinho Madeira, um postal da TAP, um íman de frigorífico, entre outros.

Na ligação de regresso a Lisboa, os passageiros do voo TP1688, das 12h35, serão igualmente presenteados com oferta semelhante.

O Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, salienta a importância de assinalar a efeméride que também comemora a inauguração do Aeroporto da Madeira. “A construção desta infraestrutura foi essencial para o desenvolvimento da Região, já que abriu a Madeira ao mundo e permitiu que o mundo tivesse uma outra porta de entrada à ilha, até então limitada ao Porto do Funchal”, recorda o governante.

Leia Também: Principal aeroporto de Milão vai passar a chamar-se Berlusconi

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

2024-07-08T11:28:18Z dg43tfdfdgfd