DESCOBRIR PORTUGAL ENTRE AS ONDAS DA COSTA ATLâNTICA E AS áGUAS CRISTALINAS DAS PRAIAS FLUVIAIS

Um roteiro refrescante para mergulhar em tentadoras experiências, no mar, em rios e albufeiras. Para ver sábado, às 11h35 na SIC Notícias

A Comporta é mais do que um dos principais destinos de praia de Portugal. É um refúgio em estado puro às portas de Lisboa. A apenas 14 quilómetros da praia da Comporta e a oito da praia do Carvalhal, o conforto, o luxo, a tranquilidade e a sustentabilidade são o complemento perfeito para descobrir o Sublime Comporta, premiado com uma Chave de Ouro na edição de 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa.

Bem perto, no Quinta da Comporta – Wellness Boutique Resort, a piscina exterior aquecida a cerca de 30 graus só pede um céu limpo para ser obrigatória em qualquer época do ano. Premiada com Chave de Ouro, a Quinta da Comporta – Wellness Boutique Resort é o primeiro projeto hoteleiro do conhecido arquiteto Miguel Câncio Martins. Parta depois em busca da natureza, do mar e de experiências com o pé na areia, até Melides e à Lagoa de Santo André. A dois ou em família, para imergir na natureza, uma das opções de alojamento na região é a Reserva Alecrim EcoSuite & Glamping, em Santiago do Cacém.

Rumo ao Algarve, faz-se uma paragem em Portimão e no guardião centenário da praia da Rocha: o Bela Vista Hotel & SPA, um palacete de 1918 que se converteu numa unidade hoteleira de referência. Na oferta gastronómica, o chef João Oliveira desenha pratos sublimes, de técnica apurada e sabores que perduram na memória e que têm garantido diversos prémios. O Vista Restaurante foi distinguido com um Garfo de Ouro pelo Guia Boa Cama Boa Mesa em 2024.

Entre Tavira e Cacela Velha, no sítio da Cumeada, conheça a Hospedaria. Extensão da Pensão Agrícola, herdou a filosofia de refúgio elegante, numa versão mais intimista e romântica. Tanque, Armazém, Forno, Figueira e Amendoeira são os nomes das cinco suítes, todas com pátio privativo, acolhedoras, espaçosas, com uma decoração simplista e cuidada ao detalhe. Outra opção é o alojamento Conversas de Alpendre, que convida a entrar num mundo paralelo, descomplicado e sem pressas.

Com os olhos nas falésias e nas boas surpresas que o mar pode oferecer, parta à descoberta da costa algarvia. Em Albufeira, existem diferentes passeios de barco e atividades complementares promovidos pela AlgarExperience. Avistar golfinhos é o prémio que todos desejam. Já em Lagos, descobrem-se areais de fama mundial entre as falésias, como as praias de Dona Ana, dos Estudantes, do Camilo, e de Porto de Mós. O roteiro conduz obrigatoriamente à Ponta da Piedade, onde recentemente foram construídos passadiços. Já em pleno litoral alentejano, a Ecotrails convida a conhecer toda a biodiversidade do rio Mira e a desvendar os diferentes cenários que variam ao sabor das marés.

Faça depois uma paragem à mesa da Tasca do Celso. Dedicada aos sabores tradicionais portugueses de roupagem cuidada, sempre se instituiu como local de convívio, tertúlia e partilha entre clientes que quase sempre daqui saem como amigos. Em Sines, merece visita O Bejinha, um restaurante paredes meias com a lota de Sines, onde o peixe é o rei da ementa. Também no Algarve, a generosidade do oceano e das rias algarvias são pilares da gastronomia da região. As ementas com sabor a mar sugerem que se percorra a região, de petisco em petisco, com paragem obrigatória na Marisqueira Rui, em Silves.

Já no interior algarvio, em plena zona histórica da cidade de Loulé, encontre o restaurante CaféZïque. Inaugurado em 2020, tem o mar, a Ria Formosa e a serra como fontes de inspiração. De regresso ao Alentejo, descobre-se a praia fluvial das Azenhas d’El Rei, banhada pelo Alqueva. Com os olhos no espelho de água, conheça o restaurante Raya, integrado no projeto Terramay, uma herdade de produção de agricultura regenerativa.

Também no Interior Centro de Portugal, existe um mundo de praias fluviais que merece ser percorrido sem pressas e onde se destaca a beleza natural e frescura das águas. Nas Penhas Douradas, a 1437 metros de altitude, o Vale do Rossim, é uma opção a considerar. Já do lado de Seia, referência para a praia fluvial de Loriga, com pequenas piscinas formadas entre as rochas e uma vista deslumbrante para a serra. Em Cortes do Meio, no concelho da Covilhã, existem 12 piscinas naturais para desfrutar das águas límpidas da Ribeira de Cortes, algumas próximas da estrada e de fácil acesso.

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 8 de junho de 2024 (11h35) e conta com várias repetições ao longo da semana. Este é o quarto episódio da trigésima quinta temporada de programas Boa Cama Boa Mesa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

2024-06-06T13:25:59Z dg43tfdfdgfd