COM PARAGENS REFRESCANTES, UMA VIAGEM à DESCOBERTA DA PLANíCIE ALENTEJANA

Em pleno Alentejo, Vidigueira, Cuba e Alvito partilham heranças históricas intimamente ligadas ao vinho e em particular ao vinho de Talha. A região, marcada pela planície, explora-se a pé, por caminhos rurais e paragens refrescantes em praias e barragens Passeio Verde é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa com o apoio da Kia

O projeto "Vidigueira Mexe-te sff", promovido pela Câmara Municipal de Vidigueira, levou à criação de vários percursos pedestres para promover a descoberta dos caminhos rurais e da planície alentejana. Destaque para o “PR3 – Trilhos do Guadiana”, com uma dificuldade média alta, não pela sua extensão, mas pelas pequenas subidas e descidas, tem início e fim junto à praça da república de Pedrógão, e ruma ao paredão da Barragem de Pedrógão, banhada pelo Rio Guadiana.

De assinalar ainda o “PR1 - Trilhos do Conde”, que presta homenagem a Vasco da Gama, 1º conde de Vidigueira e Vila de Frades, e que conta com cerca de 12 km de dificuldade média, permitindo desfrutar das magnificas paisagens através de alguns miradouros; e o “PR2 - Trilhos Nossa Senhora da Guadalupe”, também com cerca de 12 km, que percorre vinhas e olivais, que ligam as duas freguesias de Vidigueira e Vila de Frades, passando pela Quinta do Quetzal. Sugere-se paragem pelo caminho para visita mais demorada ao Centro Interpretativo do Vinho de Talha. Para quem prefere realizar estes percursos com guia, a Caminhos de Frades (Tel. 960337995) organiza rotas e viagens personalizadas na região da Vidigueira e Vila de Frades (preço sob consulta).

Alentejo Walking Festival

Na região, nota ainda para o Percurso Transalentejo , que começa e termina no centro de Vidigueira e ruma à Villa Romana e Ruínas de São Cucufate, um itinerário circular de dificuldade média com quase 18 km, por caminhos rurais. Único monumento nacional do concelho, as ruínas arqueológicas encontram-se em local pouco elevado, mas dominando visualmente a paisagem a sul, até Beja. Refira-se que entre os dias 10 e 20 de outubro decorre a iniciativa Alentejo Walking Festival.

A Câmara Municipal de Vidigueira criou ainda um “Itinerário Cultural da Vinha de S. Cucufate”, que permite conhecer as raízes indissociáveis da comunidade ao vinho de talha. É possível criar roteiros à medida, que incluem as visitas, degustações de produtos locais, almoço regional e prova de vinho simples. As marcações devem se realizadas com antecedência através do Posto de Turismo da Vidigueira (Tel. 284437410).

Sugere-se ainda marcar na agenda uma iniciativa do município da Vidigueira que tem lugar no próximo dia 1 de dezembro, o Trilho do Vinho de Talha (5ª edição da Subida da Ermida de Santo António), com corrida de 12 km e caminhada de 8 km. Este percurso passa pelas Ruínas Romanas de S. Cucufate e por algumas adegas. As inscrições decorrem na plataforma Acorrer até dia 25 de novembro de 2024.

Águas do Guadiana

O rio Guadiana, que serpenteia pela região confere ao concelho de Vidigueira uma paisagem única e é junto à aldeia ribeirinha de Pedrógão do Alentejo pode ser contemplado. A barragem de Pedrógão, localizada a 23 km a jusante da barragem de Alqueva, visa estabilizar o caudal do rio Guadiana para produção de energia elétrica e abastecimento de água para rega. Entre os pontos de interesse destacam-se, para além da barragem, a Igreja Matriz, as Antas da Corte Serrão e na aldeia ribeirinha de Marmelar a Igreja de Santa Brígida.

Mais a sul, a partir de Brinches, já no concelho de Serpa, a empresa Entrerios (Tel. 934696466) organiza descidas do rio Guadiana em caiaque (preço sob consulta), passando nos rápidos provocados pelos açudes das antigas azenhas. Com duração de duas a cinco horas, é servido um piquenique com sabores regionais ao longo do percurso.

Observar aves na Barragem de Albergaria dos Fusos

Este Passeio Verde segue até à Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos, já no concelho de Cuba. Inaugurada em 2023, está inserida no Ecopark do Alentejo Central e oferece água de temperatura amena, uma extensa área de areia fina branca, duas piscinas flutuantes, uma para adultos e outra para crianças, um campo de futebol e andebol e um campo de voleibol de praia. A albufeira de Albergaria dos Fusos é excelente para a observação de aves, com uma paisagem pouco intervencionada pelo homem, onde predomina o montado antigo de Sobreiro e Azinheira. Por aqui, é possível observar a Perdiz, o Papa-figos, a Cotovia-de-poupa, Codorniz, Pega-azul, Pega-rabuda, até ao paredão da albufeira. No espelho de água encontra-se a Garça real, o Mergulhão-de-crista, o Pato-real, o Corvo-marinho-de-faces-brancas, o Guincho-comum, a Garça-branca-pequena, a Gaivota-d’asa-escura, o Maçarico-das-rochas e, na altura das migrações, podem observar-se alguns bandos de Grou-comuns de passagem.

A Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos integra um centro náutico para apoio à prática de desportos náuticos não poluentes, uma área de serviço para autocaravanas, um centro de cycling e uma torre para observação de aves. Na praia fluvial começa o Trilho do Ecopark até Albergaria dos Fusos pelo Montado, um percurso linear de 2,5 km que leva até à Igreja de Nossa Senhora do Outeiro para contemplar a paisagem. No caso da opção de um percurso circular a extensão total é de 6,46 km. A apenas 11 km, em Cuba, faz-se um percurso criado pelo município, ainda não homologado, que se denomina “Por trilhos rurais de Cuba”, que conduz até à igreja da Nossa Senhora da Rocha, à Ermida de São Pedro e à estação de caminho de ferro, terminando no Jardim dos Combatentes.

De Cuba para Alvito

A ligar Cuba e Alvito, encontra-se a sétima de 19 etapas do Caminho Nascente de Santiago de Compostela, que liga Alcoutim a Vila Velha de Ródão. Em Cuba, começa junto à estátua de Cristóvão Colombo e ruma à Ermida de Nossa Senhora da Represa.

Em Alvito, destaque ainda para o “PR2 – Memórias dos Moinhos de Alvito”, um percurso circular de 15,4 km com partida e chegada no Castelo de Alvito, que atravessa sobretudo caminhos rurais.

Museu vivo de insetos sociais

O Laboratório-Museu CAPPAS INSECTOZOO (Tel. 284495136) em Vila Ruiva, no município de Cuba, possibilita apreciar a rotina dos insetos ao vivo através de expositores (sob marcação). É possível observar “as colónias a hibernar, as rainhas a porem ovos, as larvas a efetuarem as mudas e a tecerem os casulos”, bem como colónias de de formigas, abelhas, vespas e de térmitas.

Passeio Verde é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Kia Portugal, que semanalmente, ao longo do ano de 2024, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. O Passeio Verde foi realizado com o Kia Niro EV 100% elétrico, Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

2024-09-19T10:01:00Z dg43tfdfdgfd