CELEBRAR O MAR, A GASTRONOMIA E A ARQUITETURA EM MATOSINHOS

Peixe grelhado e mariscadas são o cartão de visita gastronómico da cidade, por muitos considerada a sala de jantar do Porto. Entre conservas, peixes e marisco e obras de arquitetos como Álvaro Siza Vieira, percorra Matosinhos, onde o cheiro do peixe a grelhar perfuma as ruas e abre o apetite. Para ver sábado (11h35 e 16h35) na SIC Notícias

Comece esta viagem pela tradição, com uma visita às Conservas Pinhais, a única fábrica de conservas do país que mantém a produção 100% artesanal. A arte da conservação do peixe, originária da época pré-romana, mantém-se até hoje, e a indústria deu fama a Matosinhos. Faça depois um percurso pelas ruas da cidade junto ao mar e contemple símbolos icónicos, como o Edifício transparente, a Rotunda da Anémona, e o premiado Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, do arquiteto Luís Pedro Silva, onde se encontra o Titan, o antigo guindaste utilizado na construção deste Porto, no século XIX, que foi recuperado, renasceu, e está aberto a visitas. Merece ainda paragem a Casa da Arquitetura, onde se celebra o filho da terra, Álvaro Siza Vieira, para depois se descobrir um roteiro de arte urbana, com obras de Hazul Luzah, Pariz One e o emblemático Mural da Lionesa.

Sente-se depois à mesa do restaurante O Gaveto, santuário de peixe e marisco que é um farol gastronómico da cidade e que celebra 40 anos em 2024. Relaxe depois, a dois passos da praia de Matosinhos, no Four Points by Sheraton, uma das mais recentes opções de alojamento, com uma inspiração contemporânea e citadina, que procura cativar pela localização e pelo serviço personalizado.

A viagem termina na Casa de Chá da Boa Nova, o restaurante de Rui Paula, galardoado com um Garfo de Ouro em 2023 pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, localizado num impressionante edifício que é uma das primeiras obras do arquiteto Álvaro Siza Vieira e integra os roteiros internacionais de arquitetura. “Por mares nunca antes navegados” é o menu inspirado na poesia de Luís de Camões. É possível embarcar nesta viagem através da escolha à carta ou dos menus de degustação com 6, 12 e 21 momentos - ou cantos - tal como nos Lusíadas.

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 16 de março de 2024 (11h35 e 16h35) e conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher e SIC Internacional. Este é o sétimo episódio da trigésima quarta temporada de programas Boa Cama Boa Mesa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram!

2024-03-28T09:57:14Z dg43tfdfdgfd