"BELCANTO ESTá MAIS UMA VEZ NOS 50 MELHORES RESTAURANTES DO MUNDO"

Único restaurante português a constar da seleção The World’s 50 Best Restaurants 2024, Belcanto, de José Avillez, ocupa a posição 31 da lista, divulgada esta semana em Las Vegas. Melhor do mundo é o espanhol Disfrutar.

Todos os anos, a The World’s 50 Best Restaurants lista não apenas os 50 mas os 100 melhores restaurantes do mundo. Durante a cerimónia realizada na madrugada de 6 de junho (hora portuguesa) no Encore Theatre do hotel Wynn, em Las Vegas, nos Estados Unidos, José Avillez viu o seu Belcanto consagrado novamente nos lugares cimeiros. O único restaurante português a constar da listagem desceu, no entanto, seis posições em relação a 2023, quando ocupou o 25º lugar.

A primeira experiência culinária do admirado chef José Avillez leva os clientes numa viagem pela cozinha portuguesa contemporânea. O restaurante bem projetado, com 45 lugares, é um espaço intimista decorado com tetos abobadados, candeeiros minimalistas e janelas altas. Os pratos do menu à la carte e a degustação incluem pescada grelhada com coentros, gema de ovo curada e trufa preta, e o caprichoso “Jardim da galinha dos ovos de ouro, que apresenta ovo com pão crocante e cogumelos”: assim se descreve o restaurante de assinatura de José Avillez, Garfo de Platina do Guia Boa Cama Boa Mesa 2024 e galardoado com duas estrelas Michelin.

A partir de Las Vegas, José Avillez confessou ao Boa Cama Boa Mesa que esta foi “uma noite muito importante para nós. O Belcanto está mais uma vez nos 50 melhores restaurantes do mundo. Este ano em número 31. Às vezes parece mentira o percurso que temos feito. É uma distinção de toda a equipa, de todo o país e dos cozinheiros portugueses. O sonho é em breve termos mais restaurantes nacionais nesta lista que mudou o mundo da restauração”.

Espanhol Disfrutar é novo número 1

Localizado em Barcelona, o restaurante Disfrutar, dos chefs Mateu Casañas, Oriol Castro e Eduard Xatruch, é considerado o melhor restaurante do mundo, ocupando o número um em 2024 (foi segundo melhor em 2023). Tambémn em Espanha, o segundo lugar é ocupado Asador Etxebarri, localizado no País Basco, do chef Victor Aguinzoniz, ocupando o parisiense Table by Bruno Verjus, do chef Bruno Verjus, a terceira posição.

Em 2023, o lugar cimeiro do pódio coube ao restaurante peruano Central (primeiro na América Latina a alcançar o topo da lista).

Confira a lista dos 100 melhores restaurantes do Mundo segundo a escolha do The World’s 50 Best Restaurants 2024.

Os prémios The World’s 50 Best, vão na edição 22, resultado da votação de centenas de votantes anónimos, entre cozinheiros, jornalistas da especialidade e outros agentes do setor da restauração do mundo inteiro. A estreia de José Avillez nesta lista de 50 faz-se em 2019, quando o Belcanto ocupa a 42.ª posição. Antes, tinha ficado, em 2018, pelo 75.º lugar. Em 2021, o restaurante alcança a posição 42 descendo em 2022 para o lugar 46. Em 2023, o Belcanto chegou à posição 25, não sendo o melhor resultado de sempre para um restaurante em Portugal, já que o Vila Joya, liderado por Dieter Koschina ficou em 22.º em 2014, a melhor classificação de sempre para um restaurante português.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook e no Instagram.

2024-06-09T08:08:04Z dg43tfdfdgfd