A MINHA CASA Já FOI UM HOTEL

Pequenos hotéis, sem capacidade para receber um elevado número de hospedes que lhes garanta sustentabilidade, estão a ser transformados em habitação e colocados no mercado de arrendamento. A tipologia destes hotéis facilita a transição para apartamentos e ajuda a resolver carências habitacionais em vários concelhos

Hotéis esquecidos, fechados, abandonados por serem demasiado pequenos para terem rentabilidade, estão a ser adquiridos por autarquias e outros organismos para, depois de reconvertido, responderem à crise da falta de habitação.

Em Mondim de Basto, onde mais de uma centena de famílias aguardam pela atribuição de uma casa, o velho Hotel das Rãs, vai ser alvo de recuperação e transformado em casas de renda acessível.

Bruno Ferreira, presidente daquela autarquia, conta que o imóvel foi adquirido pelo município para responder à Estratégia Local de Habitação do concelho.

“O mercado de arrendamento não tem oferta no concelho”, explica o autarca que aponta para “122 famílias que aguardam por uma habitação digna”.

Ou seja, a compra do hotel “permite resolver dois problemas, pois trata-se de um edifício abandonado, com 40 anos, no centro da vila e que causava um forte impacto visual e acrescentamos oferta no mercado de arrendamento”, sustenta Bruno Ferreira.

Num concelho onde as rendas “atingem os €350 euros mensais por um T3, o mercado não consegue dar resposta, nem aos habitantes do concelho, nem aqueles que se querem fixar em Mondim de Basto”, acrescenta o autarca.

Intervenção financiada pelo PRR

A intervenção, feita no âmbito do Programa [público de apoio à habitação] 1.º Direito, aponta para “um investimento estimado de €2,3 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR )que deverá ficar concluído daqui por dois anos”, esclarece Bruno Ferreira.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

2024-03-25T16:10:58Z dg43tfdfdgfd