175 PAíSES DECIDEM EM PARIS DESENHAR UM "PROJECTO ZERO" PARA ACABAR COM O PLáSTICO

A Cimeira do Plástico que decorria desde segunda-feira na UNESCO, em Paris, terminou na noite de sexta-feira com um acordo entre 175 países para a criação de um "projecto zero", ou seja um tratado que visa restringir a utilização de plástico no Mundo.

A reunião de cinco dias em Paris que trouxe até à capital francesa representantes de 175 países, organizações não-governamentias e ainda órgãos regionais representando todas a regiões do Mundo conseguiu acordar na redaccção de um "projecto zero" para tentar travar a proliferação de plástico na Terra.

Esta etapa em terras francesas torna assim mais palpável a possibilidade de um tratado internacional sobre a gestão do plástico no Mundo, com as negociações a decorrerem agora até Novembro, altura em que esta cimeira se volta a reunir no Quénia. A redução do plástico é um dos pontos essenciais na agenda do clima para os próximos anos, já que será impossível fazer baixar a temperatura em 1,5ºC sem haver menos consumo de plástico.

Este é um tratado que vai cobrir a integralidade da vida do plástico, numa altura em que nos últimos 20 anos, a produção de plástico duplicou para 460 milhões de toneladas actualmente e pode mesmo triplicar até 2060.

No entanto, na sede da UNESCO em Paris onde centenas de pessoas estiveram reunidas para tentar encontrar um acordo sobre os primeiros passos deste texto, a Arábia Saudita, a China e a Rússia tentaram impedir o prosseguimento dos trabalhos, pedindo que as medidas que se tomassem fossem por consenso e não por maioria, o que permite a um único país travar todo o processo.

Segundo a organização Greepeace, os países produtores de petróleo esforçaram-se para tentar abrandar fragilizar o acordo e atrasar um possível entendimento.

2023-06-03T13:03:19Z dg43tfdfdgfd