QUERES PRAIA DE áGUA MORNA E PISCINA DAS CARAíBAS? DESCOBRIMOS E FICA EM PORTUGAL

Encontra-se várias vezes na lista dos melhores destinos lusos e com uma praia que lidera vários rankings de preferências dos turistas que procuram areia, sol e mar. Mas se és do exigentes como nós e procuras também piscina tropical, o Pestana Porto Santo vai encher-te as medidas e explicamos porquê nesta avaliação Versa, com direito a veredito final.

 

Espaço envolvente

A primeira boa impressão é que o complexo é acolhedor, de blocos de apartamentos rés-do-chão e primeiro andar apenas. Nada de volumetrias excessivas e atoladas de janelas e pisos em cima de pisos. As pessoas distribuem-se de forma organizada e quase não damos por elas exceto nos momentos de refeição onde se concentram naturalmente aos almoços e jantares - e nem aí fomos brindados com qualquer confusão (esclarecimento: viajámos a conta própria nos meados de julho; poderá agosto ser diferente).

Ao lado do empreendimento existem mais dois, um já construído e de arquitetura mais moderna e volumetria a nosso ver demasiado excessiva no seu layout contínuo, e do outro lado um novo ainda em construção. A ideia será que os hóspedes possam vir a usufruir dos 3 espaços e comunicar entre eles.

Mas aquilo que nos deixou enfeitiçados nos dias que aqui passámos foi um pormenor na conceção do espaço exterior.

Esta piscina! Oh, esta piscina!

Construídos os pequenos blocos de apartamentos e suítes privadas ao longo de um jardim tropical repleto de palmeiras e plantas cuidadosamente escolhidas e adaptadas às condições secas do local. Nem por isso deixa de ser colorido, com flores violetas a contrastar com palmeiras e cactos e mil-e-uma-outras-tantas-plantas-rasteiras em vários tons de verde que nos refrescam os olhos e tranquilizam nas espreguiçadeiras. Mas há mais.

O mesmo jardim ladeia uma piscina que serpenteia e vai deslizando ao comprido por todo o espaço, desde o topo do empreendimento até quase à praia. Temos uma zona de solário para quem queira menos sol e sem brisa ou vento. Várias pontes de madeira sobre a piscina. Zonas mais amplas e outras menos, para nadar ou só conversar enquanto se está “de molho”. Já ao final, nova segunda piscina do mesmo género, mas agora abrindo para as laterais e acomodando à volta: o bar e restaurantes, o Kids club, o espaço da piscina interior aquecida, ou o ginásio.

Na relva, nas espreguiçadeiras ou nas zonas de “cama” elevadas, podes estender as toalhas e relaxar com a vantagem dos amenos 27 graus de temperatura todo o dia. E a piscina, sendo baixa, oferece água sempre quente e fácil de entrar nela.

A praia aqui tão perto

Mas porque todos os dias vale a pena pisar a areia de Porto Santo, um curto caminho de madeira leva-nos ao bar de praia e aos chapéus de sol de cortesia para nos aproximarmos da água do mar a 24 graus e ondas suaves

Aqui não custa nada ir e voltar da piscina para a praia, num percurso de 3 minutos rápidos ou mais 2 se quiseres ir a namorar pelo passadiço ou a fazer fotos nos vários spots já marcados para as melhores fotos e vídeos para TikTok e Instagram. Só faltaram mesmo as bolas de Berlim de alfarroba do Algarve, e a manhã ou tarde tinham sido de sonho.

Refeições

Para nós portugueses é um dos pontos críticos. E a equipa do Pestana Porto Santo sabe disso. À chegada na receção há quiosques eletrónicos para se fazerem logo as reservas nos restaurantes temáticos. Do sushi ao italiano, passando pela comida típica da Madeira. Mas o restaurante principal não deixa o crédito em mãos alheias.

Desde logo na grelha, onde o Sr. Élson alegra ao pequeno-almoço ou almoço ou jantar! Com dois filhos pequenos e uma filosofia de vida que diz que “boa vibe puxa boa vibe”, sentimo-nos logo à vontade para negociar as omoletes feitas na hora no pequeno-almoço ou o ponto da carne à tarde e noite.

Há espaço para os comensais se sentarem cá dentro ou lá fora junto dos canais de água perto da piscina. Os vinhos são de produtores nacionais e a cerveja, claro, a Coral da Madeira.

No bar e restaurante da piscina seguem durante o dia hambúrgueres gourmet de vários tipos, cachorros, chamuças, croquetes e rissóis, com espaço ainda para sardinha assada em dias acertados, pizza e nuggets ou ainda uma mesa de saladas frescas com taças para qualquer um criar a sua, a par de opções vegetarianas e muita fruta.

Bebidas

De novo sentimos um espaço acolhedor e sem as filas caóticas, com os colaboradores a prepararem as mesmas na hora. Aqui não há as habituais máquinas de pressão que fazem jorrar o que se queira, do daiquiri ao mojito ou ao gin tónico já feitos e misturados...

Ao invés disso, a carta de cocktails preenche 2 páginas e são todas feitas na hora e a equipa do Pestana insiste em ter as boas marcas de referência, do gin Beefeter ao Licor Beirão, do verdadeiro Martini ao whiskey Jameson.

De notar a atenção à bebida local, a Poncha, que tanto existe na versão tradicional (mel de cana e laranja) como na versão “à pescador”, com açúcar e limonada (que lembra a caipirinha, quase).

Quartos & Espaços Comuns

Espaçosos e arrumados, os destaques dos quartos a nosso ver vão para a cama de casal de 1,80m (!) para que não haja falta de espaço, bem como no WC os produtos são todos Castelbel e as toalhas brancas e macias. A versão que experimentámos com quartos comunicantes deu para percebermos que a suite com a mini sala é sem dúvida onde nos sentimos mais em casa, mas o quarto de duas camas é igualmente simpático. As varandas são protegidas do sol e o frigorífico tem águas e sumo cortesia da casa.

Já nos espaços comuns abundam várias opções. Sala de jogos com matraquilhos e pingue-pongue, bem como noites de cinema e pipocas para os mais pequenos. O salão de festas para terminar a noite e gastar as energias ainda existentes da pequenada enquanto se dança. Ou a sala dos mais crescidos, com snooker e sofás para conversar e um bar a-la-carte onde cada um pode servir-se e fazer a sua bebida a gosto para compensar da tarde com a miudagem no Kids Club, a jogar voleibol no campo de areia, ténis ou futebol no campo a reservar sem custos ou a matar saudades do Padel (cuidado com a areia, pois é ao ar livre).

 

Veredicto VERSA

Dá para ficar e não sair?

 

A ter em conta

  • Gerir as horas de ponta das refeições
  • Não deixar as toalhas de praia/piscina cá fora nas cadeiras ou na relva, ou de manhã acontece-vos como a nós e o sistema de rega tratou de as "lavar"
 

Repetimos e Recomendamos  

  • A piscina ladeada pelo jardim tropical
  • Proximidade entre piscina e praia
  • Staff e serviço
  • Proximidade do Centro, para lá dar um pulinho e comer uma lambeca ou crepe no palito

2024-07-27T06:05:03Z dg43tfdfdgfd