PROVAVELMENTE UM DOS CASTELOS MAIS BONITOS DE PORTUGAL E QUE POUCOS CONHECEM

Se tens por hábito aproveitar as férias de verão para fazer programas culturais, coloca na tua agenda uma visita à vila de Porto de Mós, no distrito de Leiria. É aqui que vais encontrar um dos mais bonitos castelos de Portugal, com cinco torres pentagonais que não deixam ninguém indiferente.

Com influências arquitetónicas que vão do medieval ao renascentista, o Castelo de Porto de Mós oferece-nos uma visão da evolução histórica e cultural do país. Embora a estrutura que atual tenha começado a ganhar forma durante a ocupação muçulmana da Península Ibérica, a sua história remonta à época romana e pré-romana.

Conquistado pelos cristãos em 1148 por D. Afonso Henriques, tornou-se uma peça importante na defesa do território. No entanto, com a progressiva perda de importância militar ao longo dos séculos XVII e XVIII, foi sendo abandonado e acabou por cair em ruínas.

 

Só no início do século XX, altura em que foi classificado Monumento Nacional, foi alvo de várias campanhas de restauro e atualmente apresenta-nos uma arquitetura única, com uma mistura de estilos gótico, manuelino e renascentista, que podes testemunhar numa das várias visitas guiadas, onde podes aprender um pouco mais sobre a sua história.

O castelo tem uma programação própria, com exposições, concertos e teatro, e é a desculpa perfeita para conhecer melhor esta região do país. Também podes aproveitar para apreciar a paisagem no novo Miradouro de Chão de Pias.

2024-06-22T01:43:21Z dg43tfdfdgfd