QUITO: A PRIMEIRA CIDADE PATRIMóNIO MUNDIAL AGORA é COSMOPOLITA

Foi a primeira cidade do mundo a ser declarada Património da Humanidade pela UNESCO, em 1978, e está mais cosmopolita que nunca. Quito, assim se chama, é a capital do Equador e uma das cidades mais antigas da América Latina. Está a renascer com novos restaurantes, hotéis, e bairros onde brilha a arquitetura contemporânea.

O El País fala de uma cidade que não perdeu o tradicional selo das grandes metrópoles sul-americanas, mas que agora ostenta um desenvolvimento urbano extraordinário, e que é visível num simples passeio pelo centro. Recentemente, dá conta o jornal, foi inaugurada a primeira linha do metro de Quito, que promete uma transformação ainda mais profunda da capital do Equador.

“A transferência do aeroporto, a chegada do dólar e a mobilidade das pessoas foram fundamentais para essa mudança em Quito nos últimos tempos. Há 20 ou 30 anos era uma cidade completamente diferente e agora tem um desenvolvimento vertical incrível. Mas acho que a chave é a mudança nas escolas, nas universidades e o facto de as famílias quererem morar perto dessas escolas, ter acesso a elas”, explica Gonzalo Diez de Diez + Muller, de um dos estúdios de arquitetura mais prestigiados do país, à publicação espanhola.

Foto de Evan Wise no Unsplash

A cidade está também a atrair muitos artistas locais e empresários que decidiram regressar para estabelecer-se definitivamente ali. É o caso de Mathieu de Genot, um faz-tudo no universo da arquitetura e design, que já deixou marca em cidades como Paris, Nova Iorque ou Hong Kong, e que escolheu Quito para abrir o seu próprio estúdio. Ou ainda o exemplo de Alejandra Espinoza, uma chef de cozinha que já se destacou no seio da gastronomia californiana, graças ao seu trabalho na cidade de São Francisco, e que agora comanda em Quito um dos melhores restaurantes da cidade.

“Acho que foi uma ótima ideia voltar. Devo dizer também que muitos chefs voltaram a Quito nos últimos tempos e isso deu um impulso muito forte à cena gastronómica local, que cresceu muito, o que é uma grande alegria para todos”, confessa ao diário.

2023-06-02T07:34:55Z dg43tfdfdgfd