NóMADAS PROCURAM MAIS QUE UMA CASA, “UMA CONEXãO COM A CULTURA LOCAL”

Quem vem do estrangeiro para Portugal procura uma casa para viver. Mas também procura sentir as ruas e os espaços, conhecer as suas tradições, conectar-se com a cultura local. Foi da identificação desta tendência, em 2018, que nasceu um novo conceito de branded residences no nosso país: a Ando Living, que procura combinar na medida certa habitação, turismo, experiências e cultura local. “Entendemos que os viajantes modernos [como os nómadas progressivos] procuram muito mais do que um simples alojamento. Querem sim uma verdadeira conexão com a cultura local”, partilha Charlotte Lecarpentier, Head of Marketing da promotora imobiliária Optylon Krea e da marca Ando Living, em entrevista ao idealista/news.

Foi precisamente em Lisboa onde a Optylon Krea decidiu arrancar com este conceito de branded residences em Portugal, um segmento que, aliás, muito tem crescido a nível mundial nos últimos 10 anos e espera-se que assim continue. Este conceito de habitação é destinado não só a quem procura residência fixa (estrangeiros e cada vez mais portugueses), mas também a turistas e a nómadas progressivos, isto é, pessoas que trabalham em vários países e procuram casas para viver durante longos ou curtos períodos. De lá para cá, já “temos nove Ando Living Townhouses em Lisboa e no Porto. E temos ainda seis em desenvolvimento em Lisboa e no Alentejo”, conta a responsável da ‘joint venture’ de origem franco-turca que opera em conjunto com a gestora LovelyStay

Ando Living Club Alfama Optylon Krea – Ando Living

Para criar uma harmonia entre habitação, turismo e cultura local, a Ando Living está a desenvolver clubes próximos às ‘Townhouses’, que além de terem apartamentos turísticos, oferecem também um conjunto de experiências, tendo piscinas, ginásio, espaços de trabalho, lojas, cafés, bares ou restaurantes, com acesso ao público geral. Em Lisboa, há dois a serem promovidos: o Ando Living Club Liberdade e o Ando Living Club Alfama, que já se encontram em comercialização pela Athena Advisers. Em conjunto com outros projetos em desenvolvimento, esta marca já investiu um total de 100 milhões de euros em Portugal.

Mas a Ando Living não vai ficar por aqui. Em entrevista, Charlotte Lecarpentier revela que o objetivo da Ando Living “é expandir o conceito pela Europa, começando por Madrid, Paris e Londres. E já estamos numa fase avançada de desenvolvimento nesses mercados”.  O plano estratégica contempla como meta chegar às 5.000 unidades residenciais até 2028 em cinco países: Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Turquia, sendo que quase metade vão situar-se no nosso país.

Charlotte Lecarpentier, Head of Marketing na Optylon Krea e Ando Living dá-nos a conhecer a o conceito de branded residences, arrancou em Portugal e vai agora expandir-se pelo mundo, nesta entrevista que agora partilhamos.

Ando Living Club Liberdade Optylon Krea – Ando Living

Como surgiu a ideia de criar a Ando Living, sediada em Lisboa? Quando nasceu e o que traz de diferente ao mercado imobiliário?

A Ando Living nasceu em 2018, depois de termos observado e analisado cuidadosamente o mercado imobiliário. Naquela época, tornou-se evidente que faltava uma marca de “serviced-apartments” de alta qualidade no mercado. Notámos também uma crescente procura por apartamentos de qualidade que atendessem aos padrões internacionais, oferecendo instalações de alto nível, mas, acima de tudo, uma experiência que fosse além das expectativas. Entendemos que os viajantes modernos procuram muito mais do que um simples alojamento. Querem, sim, uma verdadeira conexão com a cultura local. Foi assim que nasceu a Ando Living, inspirada na palavra latina "andare", que significa "avançar".

Nos clubes, "as famílias podem criar memórias em ambientes acolhedores, promovendo a partilha de momentos e experiências entre os residentes"

Qual é a experiência que a Ando Living quer proporcionar aos viajantes?  Qual é o papel dos clubes?

Os nossos apartamentos, os Ando Living Townhouses, estão estrategicamente localizados em Portugal, nomeadamente em edifícios nos bairros centrais e históricos de Lisboa e do Porto. E têm diversas tipologias, desde estúdios até apartamentos com quatro quartos, com uma estética elegante e mediterrânea, impregnada de qualidade e conforto.

Mas a Ando Living é muito mais do que um simples alojamento: próximos aos 'townhouses', desenvolvemos os Ando Living Clubs em bairros emblemáticos, como o Ando Living Club Liberdade (com 39 apartamentos turísticos e abertura prevista para o segundo trimestre de 2025) e o Ando Living Club Alfama (com 56 unidades que deverá abrir no segundo trimestre de 2026). Esses clubes oferecem experiências incríveis aos nossos proprietários e hóspedes, tendo piscinas ‘roof-top’ com vista para o Tejo, pátios, ‘gym wellness club’, espaços ‘cool-working’, ‘concept store’ de produtos locais (alimentos, moda, etc.), cafés abertos o dia todo, bares e restaurantes com menus mediterrâneos. Assim, as famílias podem criar memórias em ambientes acolhedores, promovendo a partilha de momentos e experiências entre os residentes.

Ando Living Club Alfama Optylon Krea – Ando Living

Quantas casas a Ando Living está a desenvolver em Portugal? Que comodidades têm? Quais são as características destas casas?

Em Portugal, temos nove Ando Living Townhouses em Lisboa e no Porto. E temos ainda seis em desenvolvimento em Lisboa e no Alentejo.

Neste momento, temos apartamentos disponíveis para venda nos nossos projetos de Lisboa: Ando Living Club Alfama, na Rua do Jardim do Tabaco, e Ando Living Club Liberdade, na Rua Alexandre Herculano. Estas propriedades abrangem uma variedade de tipologias, desde estúdios (T0) até apartamentos com três quartos (T3). E os preços das casas podem avariar entre os 350.000 euros e os 2.000.000 euros.

Há novos clubes projetados para abrir nos próximos anos? Onde e com que características? Qual é o investimento associado para os próximos anos? E quantos apartamentos pensam colocar no mercado?

Sim, já temos nove Ando Living Townhouses em Portugal. Além disso, estamos em pleno processo de venda das primeiras unidades nos Ando Living Clubs Alfama e Liberdade. Também marcamos presença em Istambul, na Turquia, uma cidade de rica culturalmente.

O nosso objetivo mais ambicioso é expandir o conceito pela Europa, começando por Madrid, Paris e Londres. E já estamos numa fase avançada de desenvolvimento nestes mercados.

Ando Living Club Alfama Optylon Krea – Ando Living

Como está a correr a venda de casas? Quem compra mais e de que nacionalidades? É mais para habitação própria ou para investimento?

Já vendemos a maioria dos nossos apartamentos disponíveis. Estamos felizes! Os compradores vêm de todo o mundo, incluindo dos Estados Unidos, Reino Unido, a Turquia e a França, com um crescente interesse também entre os portugueses.

Os apartamentos da Ando Living têm sido muito procurados, sendo vendidos 30% mais rápido e garantindo uma ‘average day rate’ [taxa de ocupação diária] até 25% superior em comparação com unidades standard. Estes dados são especialmente interessantes para os proprietários que consideram arrendar as suas casas após a aquisição, ajudando a maximizar o retorno do investimento. Desta forma, os investidores também conseguem obter preços de revenda mais altos. Além disso, oferecemos uma garantia de rentabilidade fixa de 4% por cinco anos.

2023-11-20T07:23:26Z dg43tfdfdgfd